Confederação Brasileira de Tiro Prático

Notícias

DFPC REALIZA A ÚLTIMA REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DE 2018

Publicado: quarta, 19 de dezembro de 2018, 19h:26m | Última Atualização: sexta, 01 de março de 2019, 10h:33m
PRESIDENTE CBTP
DFPC REALIZA A ÚLTIMA REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DE 2018

A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) promoveu no dia 11 de dezembro, em Brasília, a 6ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados pelo Exército. Esta é uma das atividades desenvolvidas pela diretoria, visando fortalecer as relações de cooperação com as empresas, promovendo de forma contínua e eficaz um melhoramento no atendimento e na prestação de seus serviços.

O Conselheiro Demetrius Olveira, presidente da Confederação Brasileira de Tiro Prático, abordou oo assunto da necessidade de Revisão das portarias 51,28,40 e 93 - COLOG, unificando-as em um único documento,bem como adequando-as para atenderem ás necessidades atuais do segmento desportivo. 

Com relação aos assuntos levantados pelo Sr. Demetrius foi solicitada a autorização para que o cidadão possa fazer testes no Clube de Tiro antes de possuir o Certificado de Registro. Solicitou, também, a possibilidade do uso de armas longas regulamentando os calibres .223 mm e 9mm.

Tratando de Luneta, o presidente da CBTP falou que será preciso incluir na guia de Tráfego a autorização do transporte junto à arma e deu a sugestão de para que a Luneta já adquirida seja reconhecida e apostilada por meio de anistia.

Pediu também que na falta do CRAF a RM emita um ofício com os dados do armamento para não parar o processo. 

A CBTP sugeriu uma alteração na Portaria 51 - COLOG/15 no que diz respeito à quantidade de munições e insumos que as entidades de Tiro Despotivo podem adquirir. 

Esse trabalho voltado para área de Produtos Controlados pelo Exército (PCE) tem trazido ganhos importantes para a indústria nacional de defesa e para a sociedade. A atividade faz parte do conceito da Nova Governança do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados com o mote: “SisFPC – Você Pode Confiar!”, implantado no ano de 2016. 

Esta é uma das formas que o Exército Brasileiro, por meio do SisFPC, tem utilizado para se aproximar, cada vez mais, dos usuários e empresas de PCE, com a finalidade de tomar decisões, regular o controle e a fiscalização desses produtos, ouvindo diferentes opiniões,  atendendo dentro do possível ambas as necessidades.

Durante a reunião, foi realizada também a entrega de diplomas aos conselheiros que fizeram parte da banca durante o último ano.

O Conselho Consultivo do SisFPC

O Conselho Consultivo do SisFPC foi regulado de acordo com a Portaria nº 21 do Comando Logístico (COLOG), publicada no Diário Oficial da União, no dia 02 fevereiro de 2017. A criação desse grupo ocorreu mediante iniciativa do Comandante Logístico, a fim de prestar assessoramento setorial em decisões sobre assuntos atinentes à fiscalização de Produtos Controlados pelo Exército - PCE, no que se refere a planejamento estratégico, acompanhamento do desempenho, legislação relativa à fiscalização de PCE, governança do SisFPC e implementação de planos e projetos. A iniciativa abrange a participação de outros Órgãos do governo e representantes, fortalecendo ainda mais o trabalho conjunto que a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados – DFPC vem desempenhando, desde 2015, nas ações de fiscalização.

O Conselho Consultivo é presidido pelo Comandante Logístico, integrado pelo Diretor de Fiscalização de Produtos Controlados, por um militar da DFPC, na função de Secretário-Executivo e mais doze membros de organizações representativas dos usuários do SisFPC. Todos exercem a função de caráter voluntário e não remunerado no período de um ano, podendo ser renovado por mais um período consecutivo.

Esta foi à última reunião do ano e contou com um número significativo de membros e convidados.

A ata da última reunião, bem como as anteriores estão disponíveis aqui! 

Jornalista: Laudicéia Emerick -2ª Ten

Fonte: DFPC