Confederação Brasileira de Tiro Prático

RANKING E CLASSES IPSC

Caros Atletas,

 

Estamos disponibilizando o Novo Ranking da CBTP que passa a ser calculado a partir do próprio cadastro dos associados; como o mesmo encontra-se em fase de testes, solicitamos sua colaboração.

 

Caso encontre alguma divergência por favor entre em contato com o email: competicao@cbtp.org.br

 

Confira os Ranking:

-> Ranking 2015 

-> Ranking 2014

-> Ranking 2013

-> Ranking 2012

-> Ranking 2011

-> Ranking 2010

-> Ranking 2009

-> Ranking 2008

-> Ranking 2007

-> Ranking 2006

-> Ranking 2005

 

A CBTP só fornece o Ranking das modalidades internacionais por ela administradas.

 

IMPORTANTE:

Afim de que o seu resultado seja computado no Ranking, observe os seguintes procedimentos:

  • 1. Inscreva-se, sempre com seu nome completo e com antecedência, não use apelidos.
  • 2. Verifique se o seu número de inscrição na CBTP está correto na lista de inscrição da prova, caso não conste o seu número, exija da organização que seja colocado.
  • 3. Mantenha a sua anuidade com a CBTP em dia. Estar em débito significa ter seu resultado anulado da prova. O pagamento das anuidades em atraso não reposicionará o seu resultado no Ranking.

 

A falta de algum destes itens, implicará no não relacionamento de seu nome no Ranking. 

Desde o primeiro dia do ano de 2014 está em vigor as novas diretrizes do Ranking da CBTP estabelecidas na Assembleia realizada no dia 16 de novembro de 2013, conforme Ata.

Em vez de cinco, são agora seis etapas com sete resultados, pois a última delas equivale a dois resultados.  

 

Como calcular

O cálculo é feito da seguinte maneira: contabilizam-se as quatro melhores pontuações de acordo com a soma do percentual do ano e descartam as três piores. A definição do ranking final é feita com 400% de pontos possíveis. Se um atleta, por exemplo, não comparecer a uma das etapas da CBTP o resultado daquela prova será zerado para cálculo do seu Ranking.

 

O Ranking final do ano vai definir e premiar os campeões brasileiros das divisões e categorias, bem como definir as equipes para o ano seguinte.  Dessa maneira, o ranking de 2016 forma as equipes para o Mundial 2017 no Brasil e assim por diante.

 

***Em caso de um atleta estrangeiro não residente no Brasil vencer uma Etapa do Campeonato Brasileiro de IPSC, Shotgun, Rifle ou Mini Rifle, o resultado deste atleta estrangeiro será retirado dos resultados da Etapa para ser utilizado no calculo do ranking.  De acordo com o regulamento de IPSC 6.5.3, o resultado da Etapa com o atleta estrangeiro deverá ser utilizado para premiação da Etapa e para divulgação no site da IPSC.***

 

Prodecimentos para formação dos Squads: 

  1. Os Squads passam a ser definidos pelo próprio atirador, quando da inscrição no novo sistema da CBTP; Caso queira participar junto com um ou mais atiradores, basta organizarem as inscriçôes em conjunto e antecipada, realizando a quitação da inscrição dentro do vencimento, garantindo assim o squad escolhido.

 

 EQUIPES

  • Os 4 (quatro) primeiros atletas do ranking de cada divisão do ano anterior, para efeito de representação da equipe brasileira em provas internacionais. A partir de 2013, somente atletas com rendimento acima de 85% do ranking do ano anterior serão convocados para as equipes nacionais.

 

À partir de 01/01/2013 (ATA da AGO de 15/11/2012):

 

  • Os 04 (quatro) primeiros atletas do ranking final de cada divisão e categoria do ano anterior.  Caso um destes atletas não possa participar, o próximo do ranking será convocado obedecendo-se os critérios abaixo:

 

o   Todos os membros de equipes de divisão deverão ter no mínimo 85% do Overall da divisão. 

o   Membro de equipes de categoria DAMAS deverão ter no mínimo 65% do Overall da divisão.

o   Membro de equipes de categoria SENIOR e JUNIOR deverão ter no mínimo 75% do Overall da divisão. (Pelo regulamento da IPSC não existe equipes da categoria SUPER SENIOR)

 

  • Caso não tenha 04 atletas satisfazendo este critério não haverá equipe na divisão ou categoria.
  • Inscrição, uniforme e ajuda de custo de viagem para equipes para os campeonatos Mundiais da IPSC (World Shoot).
  • Somente uniforme e inscrições de EQUIPES para o Pan e Latino em consequência da falta de equipes concorrentes e recursos. 

 

 

CLASSES

As Classes é a média dos resultados das 3 (três) melhores participações em provas da CBTP desde 2004 (AGE 15/11/2012). 

As Classes são atualizadas no final de cada ano calendário e as novas classificações serão utilizadas no ano seguinte para premiação de classes das divisões.

  • GM: 95% até 100%
  • M: 85% até 94,99%
  • A: 75% até 84,99%
  • B: 60% até 74,99%
  • C: até 59,99% 


*Unclassified - para se classificar é necessário a participação de 3 provas da CBTP válidas por divisão, tirando a média o atleta é classificado conforme definido pelo percentual de cada classe, antes disso o atleta ficará sem classe, competindo pelo overall/geral da divisão

 

*A classe é definida por divisão, uma vez classificada não há como retroceder.

 

 *Haverá classes somente em divisões que tenham no mínimo 50 atletas no Ranking final do ano anterior.

 

DVC, 

DEMETRIUS OLIVEIRA

Presidente CBTP

RD IPSC Brasil